segunda-feira, julho 23, 2007

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA DIRECÇÃO

Após um período de adaptação e integração, dirijo-me aos sócios e a todos aqueles que seguem a actividade da A.I.D.S.S. no sentido de os saudar e partilhar convosco as prioridades desta Direcção para este mandato que terminará em 2010.
Esta lista que se tornou nos actuais corpos sociais da A.I.D.S.S., formou-se no principio do respeito pelo passado e valores que nortearam desde sempre o seu percurso. Os novos projectos que esta Direcção pretende lançar, e que em devido tempo daremos a conhecer a todos, apesar da sua novidade não deixaram de honrar este compromisso. Estes projectos serão, isso sim, consequência do crescente interesse que a A.I.D.S.S. têm motivado quer junto dos Assistentes Sociais, em particular, e de profissionais das Ciências Sociais em geral, e do aumento verificado na participação nas actividades da Associação. Daí que a Direcção vá trabalhar no sentido de corresponder a esta adesão, não só aumentando o número de iniciativas, mas também estruturando e reorganizando-as de molde a aumentar a qualidade das mesmas.
Mas a A.I.D.S.S. não é só os serviços que presta. È também um espaço de reflexão e de debate e, nesta função, alertámos para a realização das III Jornadas de Serviço Social que se irão realizar no próximo mês de Novembro. Considerámos que o Serviço Social vive um momento delicado e decisivo para o seu futuro e que é necessário promover um momento de reflexão e debate sobre os desafios que se colocam á profissão.
A profissão depende essencialmente do reconhecimento da sua função social e da sua inserção no contexto das Ciências Sociais e é neste campo que a A.I.D.S.S. se quer situar: na divulgação das suas competências e das capacidades, na sua inserção no mundo de trabalho, na valorização da sua actividade junto da população, na integração no grande debate que está em curso nas Ciências Sociais.
Considerámos que é necessário abrir-nos ao mundo e estar em diálogo com ele. Só desta forma poderemos esperar o reconhecimento do papel do Assistente Social e do Serviço Social que legitimamente tem direito.
Neste esforço, contámos com todos, pois, não esperámos um pensamento único para profissão, mas um esforço único no sentido da sua promoção, promoção que terá em consideração a das diferentes experiências e perspectivas quer da actividade profissional, quer do seu enquadramento teórico. Um primeiro passo já foi dado com a realização do Dia Mundial em espírito de união. Agora é preciso que este mesmo espírito se repita noutros dias e noutras iniciativas. Todos diferentes, mas todos iguais pela valorização do Serviço Social
.
Contem connosco.

O Presidente da Direcção


José Álvaro Santos

Sem comentários: